[Video] Além das Metas SMART

Metas SMART é uma metodologia amplamente divulgada pela sua eficiência e facilidade de uso.

Nesse artigo vamos focar na metodologia para criação de Metas que é o segundo passo dos 4 passos para Viver sua Meta, a metodologia que ensino no livro O Poder das Metas.

Eu quero te apresentar uma variação da metodologia SMART. Antes de falar mais sobre ela quero essa metodologia

Eu que aprendi com meu primeiro coach Tim Brownson e, desde então, tenho usado essa variação pela clareza e significado que ela proporciona. Ao longo desse artigo você vai entender o motivo.

Nesse artigo vou te mostrar:

  • A importância de escrever suas metas;
  • Como criar uma meta clara para seu inconsciente;
  • Como criar uma meta da maneira certa;
  • A diferença essencial entre metas SMART e metas SMARTER.

O video abaixo eu explico em detalhes como criar suas metas usando a metodologia SMARTER.

“Todas as pessoas bem-sucedidas têm metas. Ninguém pode chegar a algum lugar, a menos que ele sabe onde ele quer ir e o que quer ser ou fazer.”

Norman Vincent Peale

[Video] Além das Metas SMART -> SMARTER

A metologia inclui 2 novas letras que são fundamentais para criar o alinhamento entre o que você é e o que você deseja alcançar.

Vamos conher cada uma das letras que representam esse acrônimo:

-S – Specific – Específica

Sua meta precisa ser específica. Corpo sarado, Ter Sucesso, Ser feliz. Tudo isso é bom, mas não é específico. Quando for definir sua meta, pense que ela deve ser entendida por um amigo, por exemplo. Ele precisará saber o que corpo sarado significa para você.

-M (Measurable – Pode ser Medida)

É possível medir em que ponto você está durante o processo para alcançar sua meta? Você pode ao longo do caminho saber o que falta para alcançar sua meta. Essa característica é importante para identificar seu progresso ao longo do tempo. Sem isso, você poderá se perder o foco no caminho.

-A (Action Oriented – Orientada a ação)

Ninguém que eu conheço teve sucesso sentado no sofá. Sua meta precisa ter ação. Passos determinados para alcançar um ponto B.

-R (Realistic – Realista)

Quero um corpo sarado em 1 semana pois semana que vem é verão. Isso não é realista, ok. E claro que esse exemplo é muito forçado e fica óbvio. Mas avalie com calma se a meta que você criou não é fora da realidade.

-T (Timebound – Temporal)

Sua meta precisa ter uma data específica. Isso auxilia a limitar seu tempo de ação e te faz começar. Metas sem prazos são adiadas, postergadas e esquecidas. Defina um prazo, mesmo que um chute. A medida que você avançar na busca, você terá melhores condições de modificar a data para um tempo mais preciso. Defina prazos específicos, com dia, mês e ano.

-E (Ecologic – Eclógica)

Ecologia é um termo utilizado em coaching que indica o impacto que uma ação tem sobre você ou no ambiente ao seu redor. Toda meta que você criar irá interferir no ambiente, de forma positiva ou negativa. Para isso é preciso medir o efeito que essa meta irá causar em você e naqueles ao seu redor.

Se dentro de você houver alguma voz dizendo que sua meta irá te prejudicar ou outras pessoas, as chances de você alcançar sua meta é quase zero. Essa voz interna recebe o nome de Crença limitante. Crenças limitantes são algo que acreditamos internamente que nos limita, desencoraja a realizar determinada ação.

Fiz um video sobre Metas Ecológicas para deixar mais claro.

-R (Reward – Recompensa)

Sua meta precisa estar alinhada com seus valores. Você precisa ter um benefício real intrínseco. O que realmente te motiva para alcançar sua meta. Pode ser conforto, mais tempo com a família, satisfação pessoal, crescimento profissional, etc. Algo que realmente fará a diferença na sua vida. Sua motivação vem de sentimentos não de algo racional. Portanto é interessante nesse momento pensar nos sentimentos que te farão alcançar o que você quer! Dessa forma, você dará sentido para seu cérebro entrar em ação e buscar o que você deseja.

“Se você não projetar seu próprio plano de vida, as chances são que você vai cair no plano de alguém. E adivinha o que tem planejado para você? Não muito!” Jim Rohn

Conclusão

Ei! Pare alguns minutos para avaliar esse momento. Como andas seus sonhos?

Na gaveta embaixo das contas de água e de luz ou no seu quadro de anotações com diversas tarefas riscadas…

Utilizar metas é um grande passo para alinhar o que você realmente deseja com seu futuro e começar a trilhar seu caminho…

Com o video acima você sairá pronto para começar essa busca, usando as ferramentas certas para isso.

Guia Passo a Passo

Que tal além da metodologia, você aprender todos os 4 passos para criar e alcançar uma metas a prova de falhas, além de ler um história de superação e ainda ganhar uma planilha de acompanhamento exclusiva.

Isso é o que você vai encontrar no livro O Poder das Metas que ajudou centenas de pessoas a definirem suas metas. Mas mais do que isso: Viverem suas metas de verdade, comemorando, adaptando, planejando…

Acesse aqui para conhecer o livro!

E agora? Sabendo das diferenças e da importância das duas letras adicionais você passaria de Metas SMART para Metas SMARTER?

Deixe abaixo sua dúvida ou comentário! Estou curioso para saber seus planos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *