Metas e Objetivos: Qual a diferença?

Quais são suas metas? E seus objetivos? Segundo especialistas, ambos os termos possuem significados distintos. Neste artigo você irá aprender a diferença entre os dois termos e porquê é tão importante saber a diferença na hora de definir o seu futuro.

“Todo bom desempenho começa com objetivos claros.” Ken Blanchard

Diferença entre Metas e Objetivos

Segundo o IBC, as metas são especificações dos objetivos. Um objetivo, tanto profissional como pessoal, é algo que você deseja alcançar, é a direção, e a meta é a especificação, o detalhamento.

Por exemplo, quero ir para o litoral. Ir para o litoral é um objetivo. Quando você define para que praia exatamente você vai, quando você vai, com quem, em que circunstâncias, de que forma etc, aí você tem uma meta. Para alguns autores, metas usam termos quantitativos e o tempo.

Objetivo: Me tornar rico.
Meta: Acumular 100 mil até 2020.

Porque a definição do valor neste exemplo é importante? Esse passo é importante pois a meta precisa ser clara. Como saber se me tornei rico se não tenho parâmetro nenhum para comparar? Pense na meta como uma especificação, algo que precisa ser validado. Ao chegar em 2020 você terá que analisar se conseguiu alcançar a meta ou não. Outro exemplo:

Objetivo: Eu quero ajudar as pessoas de alguma forma
Meta: Eu vou contribuir para o crescimento pessoal de meu colegas de trabalho até o final do ano.

A meta acima, define um prazo final para alcançar a meta e especifica melhor o termo ajudar as pessoas. Dessa forma, ao chegar no final do ano será possível validar se alcancei ou não a meta.

“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos…” Gerhard Erich Boehme

Vamos além?

Essa foi uma explicação rápida e simples sobre metas e objetivos. E talvez agora, você queira saber um pouco mais sobre como definir suas metas e alcançar um novo patamar na sua vida.

Para isso sugiro algumas ideias para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *